Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Travessura da Natureza



O melhor modo de entender a lógica da vida é saber definir e entender o significado das coisas. No entanto, a grande dificuldade é entender coisas muito complexas e abrangentes. Por exemplo: Pergunte a seus amigos o que é o amor. Fatalmente teremos respostas tão diferentes que não conseguiremos extrair em poucas palavras o significado do que é o amor. Isso acontece com a natureza. Podemos definir como: “‘Alguma coisa que não teve a intervenção do homem”. Muito simplista não é?? Pois é.
Quando tentamos entender como a natureza é grandiosa e como ela age, mais temos dificuldades de encontrarmos uma definição que seja simples e que cubra toda a influência que ela exerce em nossas vidas.  Um exemplo de como a natureza é traquina e muda os ambientes e a vida dos que vivem neles é LAGOA REDONDA.
Mas porque lagoa redonda é tão interessante assim? Para entendermos o significado deste local e o que a natureza fez com ele vamos falar um pouco sobre as dunas.
O que é uma duna?
Segundo a enciclopédia livre (Wikipédia), duna é uma  montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento). Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho, pela ação do vento. O vale entre as dunas é chamado slack, ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areia e com o tempo viram dunas. Dunas não precisam ser necessariamente grandes, muitas delas são bem pequenas.
Com isso, vemos como a natureza tem a capacidade de mudar a estrutura das dunas através do vento e formar lagos e lagoas com o passar dos anos. Lagoa redonda é simplesmente um local como esse.. Trata-se de dunas que se formaram com a ação do vendo vindo da praia… e formando uma lagoa de água límpida porém de aspecto avermemelhado e uma temperatura agradável, haja visto que no verão a temperatura da areia das dunas é muito alta.
Mas onde fica lagoa redonda? Será que fica em algum deserto nos Estados Unidos? ou na África? Não mesmo, fica bem mais perto. Fica em Sergipe. Mais precisamente no município de Pirambu. Por sinal, fica a poucos quilômetros de Aracaju. Com a construção da ponte que liga Aracaju-Barra dos Coqueiros o percurso ficou menor do que ir pela BR. Em menos de 1 hora você já estará em Lagoa redonda. É só seguir pela SE 204, passar pela entrada da cidade de Pirambu, seguir em frente por mais cerca de 5 km para chegar  ao acesso de Lagoa Redonda à direita da estrada. Sobe uma pequena ladeira e entra à direita de novo em um pedaço de asfalto (não se iluda é apenas um pedaço – mas a estrada de barro chega a ser melhor do que o asfalto). Seguindo em frente, vai passar pelo povoado até chegar no riacho da Lagoa Redonda.
Chegando lá, temos uma boa surpresa: Como de costume, nesses locais paradisíacos temos um bar muito simples porém muito bom. Neste caso, o bar se chama ”Dunas Bar e Restaurante”, onde se servem pratos típicos da região. Se colocam até mesas no riacho onde você pode comer a vontade com a água em seus pés.
O passeio pode ser a pé pelo riacho. Quer malhar um pouco a perna? Suba a duna correndo. Além da duna ser grande a areia faz com que você gaste muita força pra subir rápido. Porém a vista lá de cima compensa o esforço. O azul do alto mar, o pequeno riacho serpenteando a paisagem, o branco das dunas e o verde da vegetação nativa… é de tirar o fôlego… e ficar na memória para o resto da vida. Se o horário do passeio for ao final da tarde ou de manhã cedinho, nos dias sem muito movimento, é possível ver saguis e algumas aves nativas.
Vamos as dicas:  Qualquer época do ano é boa para ir. Nos meses mais chuvosos (de abril a julho) o riacho fica maior. Seria interessante um horário mais cedo até antes das 9h ou depois das 15h. Com o sol mais fraco e a possibilidade de admirar mais a beleza local. E se você for daqueles que levam toda a família para a famosa “farofa com areia e carne” , pode levar tranquilamente seu churrasco e se deliciar com o local e toda a traquinagem que a natureza fez. Ainda bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.